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A situação faz a apresentação

 

Saber comunicar-se é requisito básico para quem deseja uma promoção, vender um produto, ou apenas apresentar uma ideia. Falar com desenvoltura em público e fazer boas apresentações é técnica que se aprende e não se limita apenas a uma sala de reuniões. Mesmo os mais tímidos podem se sobressair e impressionar líderes, clientes e colegas.

 

Para isso, existem algumas estratégias para fazer apresentações em diferentes situações. Confira e prepare-se:

 

- Apresentação no final do expediente: por ser no final do dia, a concentração dos participantes se torna mais difícil, por isso, prenda a atenção de todos logo no começo, mostre que o assunto é importante e estimule o público com perguntas.

 

- Apresentação para a diretoria: em reuniões de diretoria, seja ágil e objetivo. Diretores normalmente não dispõem de muito tempo, por isso, utilize o momento com propostas e justificativas bem estruturadas.

 

- Apresentação no almoço de negócios: previamente, estabeleça um acordo entre os participantes, definindo se a conversa será realizada antes ou depois da refeição, justamente para não disputar a atenção dos interlocutores com a comida.

 

- Apresentação em 10 minutos: se o seu interlocutor é uma pessoa muito ocupada, improvise e aposte nos intervalos entre a sala dele e o elevador. Nesse caso, seja breve e crie oportunidades para uma nova conversa, com mais detalhes. Instigar é o segredo.