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A “rádio peão” no mundo corporativo

 

 

No mundo corporativo, o ditado popular “quem conta um conto, aumenta um ponto” se adéqua quando o assunto é “rádio peão”. No Brasil, a expressão tomou forma nos anos de 1970, com o movimento operário, para designar uma comunicação específica entre os trabalhadores. De lá pra cá, muita coisa mudou, mas essa prática de comunicação informal se estabeleceu e é quase unanimidade em todas as companhias.  

 

Ao propagar notícias extraoficiais, os funcionários podem ajudar a desmotivar os colegas, complicando o clima da empresa. Outro fator negativo em relação à prática é o uso das redes sociais, para expor situações internas da empresa, e que podem afetar consideravelmente a imagem da companhia.

 

Veja algumas dicas para evitar que sua empresa seja vítima da rádio peão!

 

- Faça reuniões periódicas: os gestores podem contribuir para que a prática diminua, uma vez que o envolvimento dos níveis mais altos da empresa é essencial para dar apoio aos empregados e deixá-los menos desconfortáveis em tempos de crise;

 

- Canal de Comunicação interna: além de uma política de comunicação interna eficiente, aposte em ferramentas que facilitem o tráfego das informações;

 

- Líderes: para lidar com esse problema e suas consequências, os líderes devem investir na transparência e na clareza de informações;

 

- Colaboradores: é preciso bom senso ao compartilhar uma situação, pois, como se costuma dizer, toda história possui dois lados.