Poesia é uma forma de linguagem criativa, uma forma lírica de passar informação ou história, é expressar o que se sente emocionalmente. Então, para homenagear o Dia do Poeta, a Moderna cita uma opção de leitura das suas obras, o livro “Mais respeito, eu sou criança” do autor Pedro Bandeira. O livro mostra em poemas o comportamento e os sentimentos das crianças, em relação aos adultos.
As crianças têm uma visão do mundo diferente e por isso o livro aborda a relação que ela tem com a vida, os amigos, os animais de estimação e os adultos. É uma descrição artística da forma que a criança encara o mundo.
Além deste livro, a editora conta com um rico material literário de poesias. Obras editadas para serem lidas e declamadas para várias idades. São 74 títulos no total, sendo 6 da Editora Salamandra e 68 da Editora Moderna, todos voltados para o mundo da poesia.
Em obras do gênero, a Moderna trabalha fazendo a ponte entre a escrita comum e a escrita mais romântica e elaborada. Com esses tantos títulos, a editora consegue divulgar a poesia e promover o gosto desse tipo de leitura no Brasil.