Voltar

A importância do trabalho em equipe

A importância do trabalho em equipe

 

As expressões “a união faz a força” e “juntos somos mais fortes” simbolizam de maneira clara a importância do trabalho em equipe, e mais do que isso, transmitem a ideia de que o trabalho em grupo contribui de forma relevante para o alcance dos objetivos com sucesso. Mas, para alguns profissionais, trabalhar em conjunto não é uma das tarefas mais fáceis. Exige renúncia, flexibilidade, predisposição para discutir diferentes assuntos e a capacidade de tratar as informações racionalmente, e ainda saber aceitar diferentes pontos de vista.

 

Há distorções entre o sentido do trabalho em grupo e equipe, que por essência revelam definições bem divergentes, como: trabalho em grupo remete a pessoas que trabalham numa mesma área, mas que não interagem e são individualistas, o que compromete o resultado de todos. Em contra partida, quando se fala em trabalho em equipe, há engajamento e espírito de união, e os resultados podem ser os melhores.

 

Desta forma, para que o trabalho em grupo possa se tornar um trabalho, efetivamente de equipe, é preciso:

 

- estabelecer meta: a equipe precisa definir um objetivo claro a ser cumprido;
- comunicação: deve ser transparente e franca;

- respeito e cooperação: saber da sua importância para a conquista dos resultados.

 

Para que tudo ocorra da melhor maneira e que se conquiste resultados, cada profissional deve se preparar para oferecer o melhor. Naturalmente, alguns confrontos surgirão no caminho, e que devem ser contornados, pois como dizia Henry Ford, “unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória”.