Voltar

Movimente-se

 

No início, pode ser difícil, exige disciplina e muita força de vontade, mas, para garantir qualidade de vida e, mais do que isso, saúde, muitos profissionais têm descoberto que a prática de atividade esportiva pode resultar em ótimos resultados. Além dos benefícios individuais, as empresas que investem em ações que proporcionam o bem-estar e a saúde mental e corporal de seus colaboradores, conquistam bons resultados, como mais interação com a equipe e aumento da produtividade em geral.

 

Um exemplo de sucesso é a Santillana Brasil, que há dois anos implantou um bicicletário, com capacidade para 5 bicicletas, para estimular os colaboradores à prática esportiva, além de oferecer, três vezes por semana, a ginástica laboral. Prova dessa experiência de sucesso, é a colaboradora Lívia Santa Clara, editora de física do Departamento Editorial de Matemática e Física, que, desde a implantação na empresa, utiliza a bicicleta como meio de transporte e participa das demais ações promovidas pela empresa. “Acredito que práticas como a ginástica laboral são importantes para descontrair e relaxar, já que ficamos longas horas em uma estação de trabalho fixa, muitas vezes, sob pressão. Disponibilizar um espaço para guardar bicicletas tem um impacto positivo na produtividade, além de ajudar a combater o sedentarismo.”

 

No entanto, os funcionários estão interessados não apenas em evitar dores, ou lesões, provocadas pelo trabalho, mas também em cuidar do corpo, como revela Luiz Duque, coordenador de web da Santillana Brasil, que precisou investir no esporte por determinação médica, depois de sofrer um acidente de moto, além da busca por mais qualidade de vida. “Antes, eu perdia 4 horas do dia para me locomover até o trabalho; depois que resolvi me mudar, uso a bicicleta como meio de transporte, e me sinto tranquilo em utilizá-la, porque sei que ela está segura na empresa. O melhor é que já chego na academia aquecido e pronto para os meus exercícios diários.”

 

As práticas esportivas por iniciativa das empresas têm sido bastante incentivadas, uma vez que atuam positivamente na autoestima, mas cabe ao profissional aproveitar as oportunidades e ir em busca da sua saúde física e mental. Estudos revelam que o funcionário que faz atividade física, dentro ou fora da empresa, falta menos no trabalho e começa o expediente mais disposto, com menos fadiga ou estresse.

 

E, para você, qual é a melhor forma de se movimentar?