Voltar

Síndrome de Burnout: a doença dos tempos modernos

 

Mente acelerada, cansaços mental e emocional. Esses poderiam ser os sintomas tradicionais de uma crise de estresse, se não fossem, também, os sintomas de uma nova doença, que tem avançado no cenário corporativo. Trata-se da síndrome de burnout, um distúrbio dos tempos modernos, caracterizado pelo desgaste emocional, que danifica os aspectos físico e emocional da pessoa.

 

Em outras palavras, o profissional chega ao seu limite máximo, com o excesso de estímulos recebidos, até que os neurotransmissores simplesmente param de fazer conexões, como uma espécie de pane de um veículo em movimento. A síndrome manifesta-se especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

 

O diagnóstico ainda exige cuidados, pois pode ser confundida com outras doenças. Mas existem alguns sintomas padrão, como: irritabilidade, baixa autoestima, mudanças de humor, lapsos de memória, ansiedade e depressão. Para o tratamento, o profissional deve consultar um médico, que pode prescrever antidepressivos e psicoterapia. Além disso, a atividade física regular e os exercícios de relaxamento também ajudam a controlar os sintomas.

 

Confira algumas recomendações para saber lidar e reconhecer a doença:

 

  • Mudanças no estilo de vida podem ser a melhor forma de prevenir ou tratar a síndrome de Burnout.
  • Avalie quanto as condições de trabalho estão interferindo na qualidade de vida e prejudicando sua saúde física e mental.
  • Avalie também a possibilidade de propor nova dinâmica para as atividades diárias e os objetivos profissionais.