Voltar

Importância da intuição na tomada de decisões

 

No mundo dos negócios, o processo de tomada de decisões está diretamente ligado às análises, projeções de cenário e pesquisas que indicam o melhor caminho. Porém, muito além das planilhas tradicionais, alguns executivos se valem de uma característica inerente às pessoas: a intuição. Em outras palavras, a intuição permite reconhecer as possibilidades em qualquer situação sem recorrer ao raciocínio, isto é, o famoso feeling.  

 

É aquela voz interna, que fica “martelando” na cabeça dos profissionais, sinalizando o caminho na hora de tomar uma decisão importante. Muito influenciada pelas percepções individuais, experiência, tempo de profissão e conhecimento, a intuição torna-se grande aliada no dia a dia dos grandes líderes.

 

Não existe regra exata na tomada de decisões, mas um caminho indicado é aliar as duas maneiras de enxergar uma situação: a analítica e a intuitiva. Ao dosar as características do ponto de vista analítico, é possível avaliar e resolver problemas a partir de dados objetivos. Já a mente intuitiva orientando o que deve ou não ser feito, em quem se deve ou não confiar e como tomar decisões importantes.

 

Para muitas pessoas, a capacidade intuitiva encontra-se adormecida, porém pode ser reativada, ao interpretar corretamente uma situação e aprender a diferenciar a intuição de um desejo e/ou um medo.

 

A Santillana quer saber: você costuma levar a intuição em conta na hora de tomar decisões?