O LinkedIn é uma rede social para fins profissionais e, hoje, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial de participação. Sua função é incentivar o network entre profissionais de diversas áreas; mostrar suas habilidades, competências e experiências; além de possibilitar que sigam as novidades de empresas e grupos sobre assuntos de seu interesse.
Para ter um perfil campeão, basta seguir algumas dicas simples:
- Tenha uma foto de perfil: as pessoas gostam de ver o rosto de quem está fazendo contato. Utilize fotos sóbrias e que passem credibilidade à sua função.
- Capriche no resumo: o campo “resumo” é o espaço adequado para descrever suas principais habilidades e funções, assim como os resultados obtidos. Utilize palavras-chaves para que as pessoas possam encontrar o seu perfil.
- Acerte nas experiências: todas são válidas, porém dê mais ênfase àquelas que têm o seu foco no momento. Descreva em forma de tópicos suas principais atividades.
- Defina competências: você pode listar na aba “competências”, todas as habilidades que possui. Assim, os contatos que o reconhecem por essas habilidades podem ajudar a endossá-las.
- Mantenha contato: não basta apenas adicionar, você deve parabenizá-los por novas conquistas, interagir com suas publicações e enviar-lhes mensagens, quando necessário.
Dica extra: Siga a página da Santillana Brasil (
Editora Moderna), no LinkedIn, para acompanhar as novidades da empresa.