Voltar

Workaholics: Perigo!

 

Com a intensa competitividade e as mudanças constantes no dia a dia de grandes corporações, muitos profissionais passaram a se dedicar demasiadamente ao trabalho, sem conseguir se desligar. Trata-se dos workaholics, um grupo que passa mais tempo no trabalho e muitas vezes negligencia aspectos importantes da vida, como estar com a família, praticar o lazer e até mesmo cuidar da saúde.

 

Amparados por essa premissa, profissionais se veem condicionados ao trabalho, muitas vezes, como “válvula de escape” do mundo real. A insegurança em relação ao futuro no trabalho e a oportunidade de carreira, podem incentivar o comportamento. Contudo, a busca excessiva pela produtividade pode gerar complicações e não necessariamente bons resultados.

 

É importante saber que muitas empresas tem preferido profissionais produtivos no lugar dos workaholics, uma vez que notaram que estes colaboradores são mais propensos a problemas relacionados a saúde e também, pelo risco de não se reciclarem e não buscarem conhecimento por falta de tempo, ou até, por evitarem a vida social.

 

Para identificar se você é um potencial workaholic, confira algumas situações que revelam este comportamento:

 

  • Trabalhar durante longo período sem intervalo;
  • Passar poucas horas em casa;
  • Leva constantemente trabalho para casa;
  • Faz poucas horas de sono;
  • Raramente sai em férias e socializa com os amigos;
  • Seu único hobby é trabalhar;
  • Mantém vários trabalhos ou é responsável por vários projetos na empresa.

 

Atenção: Para mudar esse padrão, o primeiro passo é identificar o motivo que os levam a trabalhar tanto. Na sequência, descobrir o mundo fora do escritório/trabalho; criar novos hábitos; e vivenciar momentos de descanso e descontração. Só assim serão produtivos, efetivamente.