Voltar

Metas e KPIs: uma dupla de sucesso

No mundo corporativo, medir o desempenho é uma das tarefas mais difíceis, na gestão dos processos e, mais do que isso, envolve toda a empresa, alinhada em dois pontos fundamentais: Metas e Objetivos. Peter Drucker, escritor considerado o pai da administração moderna, afirma que "não se gerencia o que não se pode medir", por esse motivo, as companhias passaram a adotar a ferramenta Key Performance Indicator (KPI) como ferramenta de gestão.

 

Em outras palavras, o Indicador-Chave de Desempenho é utilizado para medir a ação dos processos de uma empresa e colaborar, com as informações, para o alcance dos objetivos. São muito utilizados nos níveis de Gestão, pois revelam se um departamento está no caminho certo. Com isso, pode-se olhar com mais detalhes para as metas e entender os motivos do não alcance; criar planos de ação; e verificar a efetividade dos planos.

 

Mas, para ser utilizado com excelência, é preciso que todos estejam alinhados. Para isso, algumas dicas podem ajudar, confira:

 

  • Imprima ou anote as metas, os objetivos e indicadores;
  • Coloque-as em local de fácil visualização;
  • Acompanhe a evolução das metas diária ou semanalmente;
  • Atualize as informações;
  • Estabeleça datas e prazos.

 

Atrelados à gestão, os indicadores representam de forma quantitativa a evolução e o desempenho em relação às metas. Mais do que isso, a mensuração de resultados é muito importante e ferramentas eficientes são sempre bem-vindas.