Voltar

Como lidar com os 4 perfis profissionais mais comuns

 

É natural, no ambiente profissional, conviver com pessoas de diversas personalidades e estilos. Há aqueles mais expansivos, os introspectivos, proativos e uma infinidade de outros perfis. Mas, de acordo com a consultoria i9ação, foi possível mapear, com base no relacionamento de mais de 30 mil profissionais brasileiros, que os colaboradores se dividem em quatro tipos bem definidos: 45% conectados, 30% realizadores, 15% detalhistas e 10% observadores.

 

De acordo com a i9ação, a pesquisa pode contribuir para melhorar a produtividade e favorecer a solução de problemas, pois permite que o profissional reconheça as características.

 

Aproveite para saber detalhes dos diferentes perfis e como se relacionar com cada um deles, no ambiente profissional:

 

Conectado: sua característica marcante é falar muito e ser muito sensível. São pouco objetivos e dão mais valor à forma de se expressar do que à informação. Para lidar com ele, é necessário aproximar-se. Uma conversa direta pode surtir mais efeito do que um e-mail.

 

Realizador: esse profissional age rapidamente, por possuir espírito empreendedor. Precisa ter direcionamento para não resolver tudo de maneira afobada.

 

Detalhista: sua característica é pensar antes de agir, ponderando os prós e contras de uma questão. Costuma trabalhar mais individualmente e, por isso, precisa ser conduzido para compreender que, às vezes, os sentimentos dos outros devem ser avaliados, no momento de uma escolha.

 

Observador: costuma ser bastante analítico. Por observar muito, pode ter dificuldade com prazos. É preciso paciência, ao direcioná-lo ao trabalho.