O número de pessoas que estão subordinadas a um gestor costuma determinar seu prestígio e sua importância dentro de uma organização. Não é à toa que uma promoção costuma vir acompanhada de uma maior equipe para gerir.
E isso é ótimo! No entanto, passadas as comemorações, é preciso parar para pensar em como lidar com tanta gente. Afinal, o que funciona para uma equipe pequena pode não funcionar para outra maior. Comunicar-se com três pessoas é muito diferente de fazê-lo com 10, 15, 50 ou 100.
Um dos grandes desafios é aprender a delegar mais tarefas. Em equipes pequenas, o gestor precisa assumir muitas das funções e trabalhar lado a lado com seus subordinados. Com muitas pessoas sob sua liderança, é necessário confiar. Ninguém pode conhecer em detalhes cada etapa de um processo que envolve muitos profissionais.
Uma estratégia interessante é dividir a equipe em times menores, definindo líderes para eles. Assim, os processos ficam mais organizados e é mais fácil saber o que se passa em cada parte do departamento.
A comunicação também se torna mais complexa. Quando a equipe trabalha em uma sala pequena e qualquer informação pode ser passada rapidamente, tudo é mais prático. No entanto, para comunicar-se com uma equipe maior, é importante ter uma estratégia bem definida.
Monitorar desempenho, dar feedback e motivar colaboradores passa a exigir um outro nível de organização. E também exige mais da capacidade de liderança do gestor.
Por isso, ao elevar as responsabilidades de um gestor, a organização deve saber se ele está preparado para as novas funções. É nesses casos que um bom treinamento de liderança se torna fundamental.
Uma boa ideia é que o gestor acompanhe um outro profissional com funções semelhantes por um tempo, antes de assumir seu novo cargo. Isso lhe dará uma dimensão do que o aguarda.
Para cada novo passo na carreira, o profissional deve estar preparado para maiores responsabilidades. A empresa tem um papel importante nesta preparação.