Voltar

E quando surge o dilema: "Devo insistir na carreira ou começar do zero"?

 

Quando a carreira de um profissional parece não caminhar no rumo certo, é comum que surja o dilema: "Devo insistir ou começar tudo de novo?"

 

Muitas vezes, mudar de área ou buscar outra empresa para trabalhar parece ser a melhor forma de corrigir o que não vai bem. 

 

Para responder à dúvida colocada no primeiro parágrafo, é preciso considerar, antes de mais nada, que carreiras sólidas demandam tempo. É necessário ter paciência, persistência e determinação para se chegar onde se quer. 

 

Isso pode parecer óbvio, mas muitas pessoas pensam com imediatismo e se inquietam se não são promovidas tão rapidamente quanto gostariam, ou não conseguem um aumento quando queriam. Isso só se amplia com as redes sociais, em que todos ao nosso redor parecem bem sucedidos e realizados. 

 

No entanto, o outro lado da moeda também pode ser verdadeiro: em alguns momentos, insistir em algo que dá errado pode ser simplesmente teimosia. Às vezes, por medo do incerto ou vergonha de admitir um erro, mantemos uma opção equivocada contra todos os sinais que indicam o contrário. 

 

Para entender em que caso você se enquadra, o melhor é seguir sua intuição. Se você gosta do que faz, tem motivação para estudar e se aprimorar, sente que tem talento e competência, mas que sua hora ainda não chegou, então o melhor é continuar insistindo. Quando esses elementos estão presentes, o mais provável é que, com determinação, os resultados apareçam cedo ou tarde. 

 

Por outro lado, se a rotina é desgastante, o trabalho é pouco interessante e você parece não levar jeito para a função, é bem possível que esteja insistindo num engano. Neste caso, acenda o sinal amarelo e comece a pensar em outras opções. O mundo está cheio delas.

 

Passar por altos e baixos e questionar suas decisões faz parte do jogo e é positivo. Mas o dilema tem de ser resolvido o quanto antes, pois pode paralisar. Pense, considere, decida e então avance no caminho que parecer melhor.