Considere o cenário: você alugou uma casa na praia para passar a virada do ano com a família. No caminho, a estrada está completamente congestionada, o motor do carro quebra, todos brigam e discutem e não há a menor perspectiva de chegar ao destino nas próximas horas. Ainda assim, você insiste com a ideia de passar o fim do ano na praia. Afinal, já gastou dinheiro com a reserva da casa.
Este fenômeno psicológico se chama insistência irracional. Trata-se da decisão de seguir investindo em determinado projeto em função dos custos perdidos com ele, mesmo diante de informações negativas a seu respeito.
A ideia também se aplica ao estágio de conclusão de um empreendimento. Pessoas que já passaram da metade de um processo tendem a querer terminá-lo, ainda que tudo indique que os resultados não compensam o esforço.
A insistência irracional está presente tanto em atividades triviais como uma viagem de férias quanto em decisões profissionais importantes. E suas consequências podem ser extremamente negativas.
Para entender, voltemos ao exemplo da virada do ano na praia. Ao insistir teimosamente em concretizar esse projeto, os custos não se limitam ao dinheiro que será investido no restante da viagem, mas há também o custo emocional de se seguir em uma experiência frustrante. E, talvez, o mais importante: o tempo gasto em algo que não está dando certo, e que poderia ser usado em ideias mais bem sucedidas.
Em resumo: o custo perdido não pode ser recuperado. Mas é possível evitar novas perdas.
Na vida profissional, o tempo e o dinheiro gastos em projetos fadados ao fracasso podem ser determinantes para o futuro de uma organização —ou mesmo de uma carreira.
Isso não quer dizer que devemos abandonar nossas ideias ao primeiro indício de um resultado negativo. Mas é importante nos atentarmos se estamos praticando a insistência irracional.
Uma boa forma de perceber isso é justamente racionalizar nossas decisões. Parece óbvio, mas nem sempre é.
Quando calculamos cuidadosamente os investimentos que teremos de fazer para concluir um projeto e procuramos auferir seus resultados com base em evidências reais, é muito mais fácil fugir dessa armadilha.
Portanto, se você suspeitar que está insistindo irracionalmente em algo, reavalie suas ações e tome uma nova decisão se for preciso.