Competências e habilidades são palavras comumente tratadas como sinônimos, e estão presentes em quase todas as descrições de vagas de emprego. Na hora de fazer um currículo, surge então a dúvida, existe alguma diferença entre elas?
A verdade é que sim, os dois termos são distintos. Em resumo, uma competência é um saber ou técnica que podem ser obtidos por meio da prática.
Já a habilidade é uma qualidade inata do profissional e independe de cursos ou treinamentos. Atenção: isso não significa que habilidades não possam ser aprimoradas.
Por exemplo, um mecânico pode ter uma boa coordenação motora para trabalhar com as mãos, o que lhe proporciona maior facilidade para lidar com as peças dos automóveis. Isso é sua habilidade. Já a competência é o que ele obtém em um curso de mecânica, onde conhece todas as partes de um carro e suas funções.
Outra palavra que se confunde com as duas anteriores é conhecimento, que diz mais respeito ao saber teórico em relação a um assunto.
O mesmo mecânico pode ter lido diversos manuais de automóveis na vida, sem nunca ter consertado um carro. Isso indica que ele tem conhecimento sobre mecânica, mas não possui a competência. Em um treinamento prático, ele pode aliar as duas pontas.
Portanto, na próxima vez que você for montar seu currículo ou se candidatar a uma vaga de trabalho, atente-se às sutis, porém fundamentais, diferenças entre cada uma dessas palavras.