Todo empresário sabe: não é nada fácil manter um negócio em tempos de crise. A incerteza nos contratos, a diminuição no mercado de consumo, o fechamento de empresas parceiras… a sensação é de que a cada dia vem um desafio novo a ser superado.
Para resistir a períodos de dificuldade econômica, o empresário deve ter uma atitude diferente da que teria nas épocas de crescimento. O que dava certo antes pode não ser suficiente agora.
Por isso, um dos maiores erros que o empreendedor pode cometer é continuar com a mesma mentalidade sempre, independente das constantes mudanças no mercado. Novas estratégias de vendas ou prospecção podem ser fundamentais para a sobrevivência de um negócio.
O pensamento inovador é uma característica básica nesse momento, por mais medo que a inovação possa causar. Mudar o que vinha sendo feito da mesma maneira por muitos anos pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Além disso, é necessário saber que tipo de custos podem ser cortados. Muitas empresas reduzem os investimentos com treinamentos durante a crise, por exemplo. No entanto, é justamente nesse período que os colaboradores devem estar mais preparados para atender bem aos clientes e alcançar resultados melhores.
Na crise, os consumidores pensam muito antes de comprar qualquer bem ou contratar qualquer serviço. Uma equipe de atendimento bem treinada é a melhor forma de enfrentar esse obstáculo.
Também é preciso ter um outro olhar sobre as metas e medí-las com maior frequência. Quando o planejamento da empresa é revisto a cada dois meses, por exemplo, fica mais fácil entender o que precisa ser feito e ajustar a rota. O cenário muda rápido e é preciso adaptar-se.
Por fim, é necessário ao empresário ter resiliência durante a crise. As dificuldades podem parecer impossíveis de serem sobrepostas, mas aquele que se mantém fiel a seus objetivos tem maior chance de prosperar no fim do percurso.