Além de desempenharem bem suas funções, os profissionais que são referências em suas áreas costumam compartilhar uma característica essencial: uma boa comunicação interpessoal.
A competência dessas pessoas é responsável por uma boa parte do sucesso que elas atingem na carreira. No entanto, fazer um bom trabalho não garante que alguém chegue tão longe quanto pode.
A capacidade de se comunicar com colegas, chefes, clientes e fornecedores é o que os diferencia de outros bons profissionais, que não conseguem se fazer entender com a mesma eficiência. Afinal, quem não é visto –e ouvido–, não é lembrado.
Mas como desenvolver esta habilidade? Pode parecer que os profissionais que se comunicam bem simplesmente nasceram com esse dom. Mas a comunicação interpessoal é uma habilidade como qualquer outra e, portanto, pode ser aprendida e praticada.
Confira 6 dicas para melhorar sua comunicação interpessoal:
1 - Atenção à linguagem corporal
Apenas uma pequena parte do que comunicamos se faz por meio de palavras. Nossos gestos, expressões, postura e movimentação têm um papel importante no que nossos interlocutores entendem.
Tentar motivar uma equipe com palavras otimistas, mas uma postura retraída, os braços cruzados e o olhar baixo, transmite exatamente o significado oposto.
Por isso, perceba o que seu corpo tem comunicado às pessoas e veja no que pode melhorar. A comunicação corporal é um campo amplo de pesquisa e é possível encontrar muita informação.
Um bom começo para melhorar sua linguagem corporal é ler o livro "O Corpo Fala", de Pierre Weil.
2 - O que sua voz comunica
Nossa voz traz muitas informações além daquilo que dizemos. Entonação, ritmo, ênfase e dicção são os principais aspectos da voz na comunicação.
Uma boa comunicação depende de um ritmo adequado, nem muito lento, nem muito rápido; uma entonação forte e segura; ênfase nos pontos de maior importância; e palavras bem articuladas.
Tudo isso é possível treinar. Fale diante de um espelho e procure entender o que falta para sua voz comunicar adequadamente. Gravar-se para escutar depois também pode ajudar.
3 - Preste atenção às reações do interlocutor
Uma comunicação só é efetiva se nossos interlocutores nos entendem e se interessam pelo que falamos. É possível perceber tudo isso pelas suas reações.
Observe a pessoa com quem você está falando, busque nas suas expressões e olhares se ela está "dentro" da conversa ou se sua mente vagueia por galáxias distantes.
4 - Linguagem adequada
Saiba adaptar sua linguagem à pessoa com quem você está falando. Cada ambiente e interlocutor tem um tipo de comunicação que se adequa melhor. Não fale na empresa da mesma forma que em um estádio de futebol, e vice-versa.
5 - Olhos nos olhos
Nossos olhos comunicam muito mais do que pensamos. Mesmo que você tente transmitir segurança com palavras fortes e gestos imponentes, um olhar perdido no ambiente fala o contrário.
Olhe nos olhos das pessoas com quem estiver falando.
6 - Saiba escutar
Por fim, para se comunicar bem também é preciso saber ouvir o que os outros têm a dizer. Escute as pessoas com atenção e cuidado, e elas retribuirão fazendo o mesmo a você.