O networking é uma prática fundamental para qualquer profissional que deseja crescer na carreira, mas que suscita muitas dúvidas quanto à forma de aplicá-la no cotidiano.
É comum que se confunda o bom relacionamento com a rede profissional com falsidade ou politicagem. Esta ideia não poderia estar mais errada, e isso fica claro quando entendemos como o networking pode fazer parte do dia a dia com naturalidade.
O primeiro passo é compreender a importância da manutenção de um contato próximo com potenciais parceiros, clientes, empregadores e colaboradores. Em qualquer atividade profissional, precisamos do apoio de outras pessoas, e nem sempre é possível prever quando teremos de contar com isso.
Vale destacar que o networking torna-se ainda mais necessário em um contexto de crise econômica, quando os empregos são menos estáveis e as oportunidades são escassas no mercado. Em um momento como esse, um profissional bem relacionado tem mais facilidade em manter sua posição dentro da empresa ou conquistar uma recolocação quando preciso.
Uma vez que esteja clara sua importância, resta a questão: como fazer networking sem parecer falso ou interesseiro?
Mantenha sua rede ativa
É fundamental perceber que o relacionamento com a rede de contatos deve ser um hábito, e nunca uma prática reservada apenas aos momentos de desespero. Uma relação profissional, como qualquer outra, deve ser constantemente alimentada para que se sustente.
Não deixe para entrar em contato com possíveis parceiros profissionais apenas quando precisar deles. Com as redes sociais, é fácil conversar mesmo quando não se tem tempo ou disponibilidade. No entanto, quando possível, vale marcar um almoço para contar —e escutar— as novidades da sua área de atuação. Os encontros feitos pessoalmente deixam marcas mais fortes na memória das pessoas.
Desta forma, quando o contato for realmente necessário, ele será muito mais natural, já que a relação foi mantida ao longo do tempo.
Networking exige generosidade
Costumamos associar o networking à maneira como os outros podem nos ajudar. Entretanto, o bom relacionamento também exige que pensemos como podemos colaborar com nossos contatos.
O simples prazer de ajudar já é motivo para que procuremos ser úteis a outros profissionais. A retribuição pode não vir, mas normalmente ela chega antes do que esperamos. Em suma, é possível esperar boa vontade de alguém que você ajudou um dia.
É por isso que a generosidade é um aspecto fundamental do networking. Quando pensamos mais no que podemos oferecer do que no que podemos ganhar, acumulamos "créditos de networking" no mercado. Eles são valiosas moedas a serem utilizadas posteriormente.
Seguindo essas simples recomendações, é fácil fazer com que o networking seja uma prática corrente e natural, que em nada se confunde com a falsidade. Profissionais de uma mesma área têm muita experiência a trocar, e não é preciso que haja uma longa amizade para que o contato possa ser produtivo.
Portanto, faça da boa relação com sua rede de contatos um hábito. Os resultados desta atitude costumam ser rapidamente perceptíveis. A sua carreira agradece.