Que tipo de chefe é você? Qual a liderança que exerce sobre a sua equipe? Já parou para pensar nisso?
A evolução profissional acontece essencialmente quando nos predispomos a avaliar de forma imparcial o nosso desempenho em uma função. Só assim é possível aperfeiçoar o que é feito de bom e corrigir o que não produz efeitos positivos.
Um bom gestor é capaz de levar sua equipe a resultados excepcionais, despertando em cada profissional o que ele tem de melhor para alcançarem juntos uma alta performance. Ao contrário, um gestor ruim é capaz de inibir as qualidades individuais dos seus colaboradores, fazendo com que o resultado coletivo seja menor do que a soma das possibilidades individuais.
Um estudo realizado pela Associação de Psicologia dos Estados Unidos revelou que 75% dos trabalhadores americanos consideram seus chefes a maior razão de estresse no trabalho. Outro levantamento feito pelas universidades de Harvard e de Stanford comprovou em suas pesquisas que o stresse no trabalho é capaz de fazer tão mal à saúde, quanto a fumaça diária do cigarro alheio (fumante passivo).
O que chama a atenção é que, apesar desses males evidentes à saúde do corpo e da mente, a Associação de Psicologia constatou que 59% dos participantes do seu estudo não pretendem deixar o emprego, mesmo trabalhando infelizes e com alta carga de pressão emocional.
Para você que é chefe este dado pode parecer positivo, porque indica que a maioria dos seus funcionários não abandonarão o barco em um futuro próximo. No entanto, existe um lado nada positivo neste percentual que é o fato das pessoas estressadas reduzirem, e muito, a sua produtividade, tanto por conta da falta de motivação, quanto pelas doenças que geram atrasos e afastamentos.
É preciso lembrar que as metas de um gestor só serão alcançadas por meio de uma equipe coesa, que trabalha motivada e com alto espírito colaborativo. Quando o grupo não produz o que poderia, o líder também sofre as consequências.
Há muitas características necessárias a um bom gestor. Entre elas, destacamos algumas que você pode colocar em prática de imediato e começar a colher bons frutos em pouquíssimo tempo:
• Seja duro com os objetivos e suave com as pessoas
• Conceda autonomia aos funcionários de acordo com a capacidade de cada um
• Dê voz a seus colaboradores e mantenha uma audição ativa para avaliar com atenção o que eles dizem e sugerem
• Converse em vez de ameaçar e ordenar
• Compartilhe as conquistas com todos em lugar de divulgar que os méritos foram só seus
• Reconheça publicamente quem fez um bom trabalho ou superou as expectativas
• Forneça feed backs realistas, sugerindo alternativas de mudança