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E-mail corporativo: cinco erros que devem ser evitados

 

O e-mail corporativo é uma das ferramentas mais utilizadas no ambiente profissional como suporte importante para a comunicação entre funcionários, gestores, clientes e inclusive, entre departamentos. Por se tratar de um importante instrumento, o uso do e-mail exige cautela e atenção. Erros de português, linguagem inadequada, uso para fins pessoais, são algumas características que contribuem negativamente com a imagem do funcionário dentro da empresa. Há ainda outros erros mais comuns cometidos em e-mails de trabalho, e que devem ser evitados. Fique atento!

 

- Linguagem: ao redigir um e-mail a profissionais que você não conhece, use um tom cortês, pois é a imagem do remetente que ficará em evidência. No ambiente corporativo mantenha um padrão, a elegância sempre deve nortear as relações;

- Objetividade: invista na elaboração de textos objetivos, claros e diretos. O recomendado é escrever e-mails mais curtos, para evitar gerar interpretações diferentes;

- Utilização: ao responder e enviar um e-mail para muitas pessoas na mensagem, verifique se há a necessidade real de envolvê-los;

- Escrita: o e-mail corporativo não deve utilizar as abreviações típicas dos programas de bate papo, como “vc”, “qdo”, “tb”. Fique atento na utilização de letras maiúsculas e pontuação, muitas vezes as letras maiúsculas podem ser interpretadas como bronca, exigências ou o início de uma discussão. Erros ortográficos poderão levar as pessoas a questionar a qualidade do seu trabalho;

- Organização: Organize suas caixas de entrada e saída de forma que possa acessar e consultar seus arquivos de e-mails com mais facilidade e simplicidade.