Existe um ditado popular antigo que ainda é bastante utilizado para definir relacionamentos entre as pessoas: “quem vê cara, não vê coração”. Simplificando, isto significa que se você analisa apenas a boa aparência e a beleza exterior, pode se enganar redondamente quanto ao conteúdo que uma pessoa traz dentro dela.
Esse engano pode ser para pior ou melhor. Você pode se encantar com uma pessoa esteticamente bela, mas vazia de significados emocionais e intelectuais. O inverso é bem verdadeiro: um ser de beleza discutível pode ter um sentimento enorme e um conhecimento gigante a ser compartilhado.
Na relação entre as marcas e as pessoas acontece o mesmo. Quem só vê uma boa campanha publicitária nem sempre está diante da melhor organização para trabalhar ou fazer negócios. Nos últimos tempos temos assistido algumas provas disto, com empresas que sempre desfrutaram de grande reputação vivenciando enormes crises de imagem, por conta de escândalos financeiros de todas as naturezas.
Algumas marcas fortes para os consumidores passaram a ser boicotadas na hora das compras e evitadas por profissionais no momento de considerá-las como uma oportunidade de trabalho.
Desastres protagonizados pela JBS, maior processadora de carnes do mundo, pela Vale com o crime ambiental de Mariana, pelo grupo EBX de Eike Batista, pela Construtora Camargo Correa, pela Alston e em mais uma lista gigante de outras corporações envolvidas em escândalos, são responsáveis pela perda da credibilidade pública. Mas esta é só a ponta do iceberg.
Os prejuízos não param por aí. Estudos mostram que estas empresas correm riscos 80% maiores de perder até 20% do seu valor de mercado em apenas um mês. E para atrair novos talentos para trabalhar, elas chegam a gastar US$ 5,000 a mais do que as organizações que possuem uma boa imagem junto ao mercado.
Apesar de um cenário sombrio, nem tudo está perdido, desde que as organizações comecem imediatamente a se preocupar com a maneira ética e sustentável com que mantêm os seus negócios funcionando.
Perceba que em qualquer uma das situações, favoráveis à imagem ou desfavoráveis a ela, tudo vai depender das pessoas que estão no comando e nas operações das empresas.
Um cartão de CNPJ, sozinho, jamais será corrupto. O que torna uma instituição corrupta são algumas pessoas dentro dela. A solução, portanto, é atuar junto aos stakeholders, desde os fornecedores, passando pelos funcionários e seguindo para os clientes, envolvendo todos em uma política de compliance e responsabilidade solidária, de tal forma que os melhores valores da organização sejam praticados e os desvios sejam condenados e corrigidos imediatamente.
A empresa envolvida em um escândalo deve pedir desculpas ao mercado, mas também passar a agir de forma transparente, prestando contas das suas ações, mostrando preocupação com a sustentabilidade do negócio e do planeta e, por fim, praticando políticas de responsabilidade social, ambiental e econômica.
Somente agindo desta forma será possível reconquistar a confiança dos stakeholders e voltar a desfrutar de todos os benefícios que uma boa imagem e uma sólida reputação proporciona.