Voltar

A experiência faz toda a diferença

Melhor idade, 50+, maturidade, são apenas algumas maneiras diferentes de se referir às pessoas que já completaram cinco décadas de vida. Imaginando que o ditado popular esteja certo e que a vida começa aos 40, estamos falando de indivíduos que estão prontos para compartilhar toda a sabedoria que só a vivência é capaz de proporcionar.

 

Mesmo assim, apesar de toda a experiência pessoal e profissional, muita gente nesta faixa etária enfrenta dificuldades para conseguir um novo emprego. O mercado de trabalho não é muito receptivo aos seniores.

 

É verdade que essa realidade vem mudando sensivelmente, tanto pela maior assimilação do conceito de diversidade dentro das empresas, quanto pelo crescimento acelerado da população com idade acima dos 50 anos, o que modifica o direcionamento do mercado de contratações.

 

Hoje, no Brasil, 25% da população pertence a este grupo e, se as estatísticas se confirmarem, em 2045 este percentual chegará a 50%.

 

Toda organização que pretende se desenvolver atendendo as exigências e necessidades cada vez maiores de uma sociedade em permanente transformação, precisa constituir seu quadro de colaboradores como uma pequena amostra dessa mistura social, abrindo espaços para a diversidade de idade, tanto quanto de raça, gênero e opção sexual.

 

Mas resta a dúvida: porque contratar um profissional com mais de 50 anos, formado em outra época, quando um contingente enorme de jovens chega ao mercado todos os anos, ávido por mostrar todo o seu talento e potencial?

 

As justificativas para esta contratação são muitas, mas todas estão baseadas em uma vantagem primordial: experiência. O jovem pode até ter muito conhecimento, mas não tem a vivência prática.

 

A partir desse fator, podem-se relacionar mais alguns diferenciais que só os profissionais acima dos 50 anos oferecem às empresas:

 

  • Tomadas de decisões mais rápidas
  • Avaliações baseadas em múltiplos cenários experienciados
  • Capacidade de atuar como coach das novas gerações
  • Resiliência para lidar com limitações e superar obstáculos
  • Qualificações mais profundas e ecléticas
  • Relação menos imediatista com o tempo

 

Apesar dos inúmeros benefícios que justificam a contratação de seniores, como em todas as situações na vida, o melhor é o equilíbrio: nem tanto ao mar, nem tanto à terra, nem só juventude ou só maturidade. Uma equipe de alta performance deve ser formada com a convivência entre profissionais com larga experiência e jovens que têm grande desejo de evoluir.