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Compliance: qual a sua importância?

 

Cada vez mais presente nas empresas, o Departamento de Compliance está se tornando indispensável ferramenta para assegurar a transparência e as melhores práticas dentro das organizações. Traduzida do termo inglês comply, que significa agir de acordo com as regras, o compliance pode ser definido como a atividade que tem como objetivo manter a organização em conformidade com leis, normas e regulamentos externos e internos.

 

Essa área mantém a importante missão de assegurar a ética e a boa conduta da empresa e de seus funcionários. Atenta à importância da prática, a Santillana Brasil está implantando o sistema de Compliance como apoio para a gestão dos negócios. De acordo com a gerente jurídica, Eunice Anoardo Molefas Nunes, a empresa enfrentava alguns desafios no relacionamento entre seus colaboradores e também com os demais públicos envolvidos antes da implantação. “A ausência do compromisso formal e treinamento dos colaboradores, prestadores, parceiros da empresa, facilitavam o descumprimento das normas internas e, sem o canal de comunicação, fatos e atos poderiam ser presenciados e não comunicados”.

 

Mas, a partir da implantação do compliance, a empresa percebeu ganhos e passou a otimizar seus processos. A gerente jurídica enfatiza: “Com a criação de um canal de comunicação, os colaboradores, prestadores de serviços, clientes, fornecedores e todas as pessoas que mantém relacionamento com as empresas da Santillana Brasil poderão fazer denúncias, sanar dúvidas ou apresentar sugestões e receberão respostas, além de melhorar a reputação da empresa no mercado perante clientes e fornecedores”.

 

Em contrapartida, para o sucesso da atuação da área em qualquer empresa, é preciso o comprometimento de todos os colaboradores e também da empresa, para seguir os valores e as normas definidas, zelando sempre pela imagem da companhia. Para isso, o primeiro passo é criar uma estrutura adequada, como alerta Eunice: “É necessária a formação de um grupo de trabalho que aprenda/entenda o que é o compliance, qual a importância para a empresa e para seus colaboradores e parceiros”, declara.

 

Dessa forma e apoiadas neste sistema, que visa ao cumprimento das normas internas e externas criando procedimentos de orientação, prevenção e tratamento de desvio de condutas ou práticas ilegais, a empresa só tem a ganhar. E, para isso, basta manter-se firme nesse propósito e, fundamentalmente, investir na comunicação como importante aliada para o engajamento de todos os colaboradores.