É comum que, com a proximidade dos colegas de trabalho, que o ambiente profissional seja palco para outros assuntos não relacionados às funções. No entanto, algumas pessoas acabam extrapolando os limites e passam boa parte do tempo conversando sobre assuntos não ligados ao trabalho e, com isso, comprometem a produtividade.
Quando a conversa é demais, a pessoa pode prejudicar os colegas ou, em último caso, criar motivo para demissão. Uma conversa informal e breves paradas para um bate-papo podem ser benéficas, em termos de colaboração, geração de novas ideias, criando confiança e aumentando a produtividade. Em contrapartida, se forem em excesso, além de causar incômodo e distração para os colegas, pode também comprometer os resultados.
Naturalmente, calar-se e não interagir também não é uma boa forma de agir, por isso é fundamental ter bom senso, saber identificar os melhores momentos para conversar e, assim, equilibrar a vida social e a profissional, de forma mais saudável. A linha que separa integração e dispersão é bastante sutil. Assim, cabe ao profissional unir o foco no trabalho e na socialização como forma de aumentar resultados.
Conversar faz parte das características humanas, no entanto, é preciso estabelecer certos limites no local de trabalho. Veja:
- Se algum colega se excede no bate-papo, cabe ao profissional pontuar e impor limites.
- O profissional deve estar atento e perceber quando e onde iniciar uma conversa.
- Dê preferência para as conversas no espaço do café ou, se houver, numa área de convivência.
- Permita-se conversar, mas avalie seus prazos e as tarefas a serem cumpridas, para não prejudicar os resultados.