Para boa parte dos executivos brasileiros, utilizar o celular como ferramenta de trabalho não é mais novidade, pelo contrário, tornou-se necessidade. Com a chegada de novas tecnologias, o acesso a vários serviços ficou ainda mais fácil, e esses profissionais podem conferir e-mails, navegar na web e utilizar aplicativos que até então estavam limitados aos computadores. Graças a esses recursos, que vêm facilitando cada vez mais a rotina dos colaboradores, o benefício deixou de ser privilégio de diretores e, em algumas empresas, está à disposição das equipes.
Além do celular corporativo, outro meio importante de comunicação são os telefones corporativos, os conhecidos ramais internos. Amparados por esses canais, os colaboradores têm à disposição algumas ferramentas que facilitam a condução de suas atividades. Mas, o que para muitos pode ser uma ferramenta para melhorar a eficiência, para outros acaba se tornando de uso pessoal.
Muitos colaboradores vêm utilizando os telefones em vantagem própria, prática que tem comprometido a oferta do benefício. E como forma de se resguardar, algumas empresas investem em medidas restritivas, de maneira a inibir o mau uso. Outras ainda, aplicam sanções mais severas, como o monitoramento ou mesmo a retirada dos recursos.
Se utilizados com atenção, com respeito às normas e aos limites, os telefones podem ser extremamente úteis. E para saber como usufruir com qualidade, confira algumas dicas:
- Utilize o aparelho, celular ou fixo, apenas para fins de trabalho.
- Esteja atento quanto ao tempo de uso do telefone, evite conversas particulares por longos períodos.
- Evite baixar jogos ou demais recursos pelo celular, exceto se for algo ligado diretamente ao trabalho.
- Procure se informar sobre o limite de acesso a dados móveis e minutos para utilização. Se houver, respeite-o.
- Ao utilizar o telefone fixo para chamadas interurbanas, ou para celular, confira se há uma operadora específica.