Liderar é a arte de conduzir pessoas a alcançarem, com êxito, os resultados planejados. Além de gerenciar equipes, uma importante função de um líder é inspirar as pessoas, influenciá-las positivamente e direcioná-las para o desenvolvimento de suas tarefas. Sintetizando, a definição parece simples, mas na prática exige mais competências do que se imagina.
Naturalmente, no ambiente corporativo você deve ter se deparado com diversos perfis de líderes, uns mais amorosos, outros mais impositivos, outros ainda mais democráticos. Mas acredite, existem diversos tipos de líderes e certamente você deve se enquadrar em algum perfil. Mas se você ainda não é líder, não se preocupe, aproveite para se conhecer melhor e se preparar para uma futura promoção.
- Exigente
Muito crítico, observador e perfeccionista. Costuma ser duro em suas críticas, e acaba gerando medo em sua equipe. Por ser assim, em situações de emergência tende a solucionar os problemas com agilidade e, em contrapartida, os funcionários sentem-se tolhidos ao seu lado.
- Dirigente
Sua principal característica é apontar as direções claras para a sua equipe. Possui senso de oportunidade, é empreendedor e é capaz de correr riscos e antecipar tendências. Esse líder garante a motivação dos funcionários por meio da transparência.
- Afetivo
Preza pela harmonia entre a equipe, é sensível às pessoas e aos seus problemas pessoais. Sua linha de atuação é tratar bem os colaboradores e estes, por sua vez, retribuem com lealdade e alto desempenho.
- Democrático
Segue a linha da divisão de responsabilidades, permitindo que todos os liderados participem das decisões importantes do grupo. É aberto ao diálogo e feedbacks constantes para facilitar a solução de problemas internos.
- Modelador
Assim como o próprio nome, esse líder se diferencia por modelar a equipe às suas normas e procedimentos, pois acredita ter sempre o melhor caminho para a execução do trabalho. Costuma tomar as decisões sozinho e não as compartilha com o grupo.
- Treinador
Aposta nas capacidades individuais de cada um de seus liderados e as utiliza para potencializar seus resultados. Ele investe tempo e esforços para identificar os pontos fortes e fracos de cada colaborador, criando um ambiente colaborativo e ao alcance das metas da empresa.