No ambiente corporativo, é muito comum os profissionais utilizarem palavras e expressões em e-mails ou mesmo em simples conversas. Conhecidos por jargões, esse tipo de linguagem, que antes ficava restrita às áreas mais técnicas, ganhou força, e hoje é comum em praticamente todos os departamentos.
Com a chegada da Internet e das novas gerações, e a introdução de palavras traduzidas do inglês, foram criados novos termos técnicos, e o que antes era apenas uma “reunião para discutir ideias”, hoje ganha destaque o brainstorming nas conversas de departamento. Mas, apesar de facilitarem a vida no trabalho, os jargões devem ser usados com moderação e apenas em situações adequadas.
Em contrapartida, o profissional precisa estar antenado com as tendências de mercado, e mesmo que não costume usar jargões, é importante conhecê-los para saber agir em uma reunião, ou mesmo numa entrevista de emprego.
Não há uma regra determinada para utilizá-lo, mas bom senso é o primeiro passo. Seu uso pode ser concentrado em contextos adequados, pois se forem utilizados de forma exagerada, ou em momentos desnecessários, o profissional corre o risco de parecer arrogante.
A Santillana Brasil quer saber: quais são os jargões que você conhece e mais utiliza no ambiente corporativo?