Ter profissionais capacitados, engajados e comprometidos é o objetivo de muitas empresas, que acreditam no capital humano como fonte importante de competividade. Nesse direcionamento estratégico, muitas organizações perceberam que é possível conquistar benefícios tanto para o negócio quanto para o clima da empresa investindo nos cursos in company.
Por meio de estruturas próprias, com conteúdos customizados e gerenciados exclusivamente para capacitar e treinar os colaboradores, os cursos in company têm se revelado importante fonte de aprendizado, com conteúdo adaptável às necessidades das equipes. Visualizando os benefícios dessa prática, a Santillana Brasil, de origem espanhola, notou a necessidade de investir no idioma para capacitar seus colaboradores. Dessa forma, oferece cursos de espanhol para profissionais que necessitam do idioma em sua prática diária de trabalho. Com isso, eles passam a ter mais desenvoltura com o idioma e a se relacionar com a matriz de forma mais adequada e clara.
Para Ana Claudia Fernandes, editora executiva de história e filosofia do ensino médio da Santillana Brasil, a possibilidade de estudar espanhol dentro da empresa lhe permitiu otimizar o tempo e enriquecer seu currículo. “A possibilidade de fazer o curso sem sair do prédio foi fator decisivo. Do contrário, teria que adiar meu aprimoramento profissional, pois, atualmente, minha rotina profissional e doméstica (tenho duas filhas pequenas) não me permitiria frequentar um curso fora. Além disso, sinto-me mais segura em relação ao idioma, necessário para a comunicação precisa em algumas situações. Fico feliz por me aprimorar profissional e pessoalmente, pois estudar outra língua amplia o conhecimento sobre cultura, costumes e lugares”, revela entusiasmada.
Graças ao investimento nesses treinamentos, é possível potencializar a capacitação dos colaboradores, apostando na comodidade de trazer professores para dentro da companhia. Desta forma, equipes tornam-se mais alinhadas às necessidades do negócio e mais valorizadas.
E para você, cursos in company é prática que deve fazer cada vez mais parte das empresas?