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A importância do gerenciamento de projetos

 

Constantemente, as organizações recorrem a novas formas de reduzir custos, prazos, aprimorar processos e métricas, aumentar a produtividade e garantir a qualidade de seus produtos e serviços. E, para a maioria, a solução tem sido investir em Escritórios de Projetos, ou PMO (Project Management Office), uma estrutura centralizada responsável pelo desenvolvimento e pela implantação de uma metodologia de gerenciamento e elaboração de projetos única para toda a empresa.

 

Baseados em diretrizes, esses núcleos internos possuem equipes com responsabilidades distintas, com a tarefa de implementar na empresa novas práticas e processos internos, sempre em busca de conquistar os objetivos estratégicos da organização. Diferente do que muitas pessoas acreditam, os PMOs não estão ligados apenas ao departamento de Tecnologia da Informação, pois são importantes, também, em outras áreas, como logística e compras/suprimentos.

 

Cientes dos benefícios, algumas companhias mantêm escritórios de projetos como fonte de fortalecimento de suas metas. Esse é o caso da Santillana Brasil, que mantém o departamento para disseminar na organização a cultura de projetos e otimizar a gestão dos recursos do grupo com o uso do mapeamento e da implementação de novos processos.

 

De acordo com Priscila Merigue Carro, analista de projetos e processos da Santillana Brasil, o novo departamento permite que a organização inove e garanta as melhores práticas do mercado. “O departamento é de extrema importância para proporcionar a sinergia entre departamentos diferentes envolvidos em projetos complexos, buscando não só a garantia de prazos como implementações alinhadas ao planejamento estratégico da empresa”, enfatiza.

 

Por se tratar de uma área que exige atenção e “olho clínico” para as minúcias, em sua maioria, o perfil dos profissionais é analítico, dinâmico, objetivo e que saiba se relacionar com as pessoas e os demais departamentos.