Voltar

Você sabe o que é Meritocracia?

 

A expressão ganhou destaque no dia a dia das empresas, mas, muitas vezes, seu significado é desconhecido por boa parte dos profissionais. Derivada do latim, a palavra meritocracia significa obter, merecer, e está baseada no mérito de colaboradores que atingem os resultados esperados. A meritocracia, portanto, tem sido utilizada em processos de reconhecimento, com o objetivo de valorizar e reter os colaboradores que realmente fazem a diferença nos negócios; garantem os resultados e o crescimento constante da organização.

 

A partir desse valor, empresas e gestores têm adotado o conceito como forma de definir critérios de valorização de seus colaboradores, sem fazer uso das afinidades, ou a partir das temíveis “panelas”, tão comuns no ambiente corporativo. Por isso, o gestor que decide implementar a meritocracia em sua empresa precisa ficar atento ao comportamento de seus funcionários, seus hábitos de trabalho e nas relações com os demais colegas. Isso porque colaboradores motivados apresentam melhor desempenho e reconhecê-los, de forma que possam impulsioná-los a alcançar resultados cada vez melhores, pode ser a chave para o sucesso.

 

E o colaborador precisa estar atento a suas posturas, seus comportamentos, e a atitudes que possam “minar” suas chances de crescimento dentro da companhia. Para conquistar uma promoção, por exemplo, o profissional pode investir em ações que contribuam para o fortalecimento de sua imagem pessoal, como cursos de aprimoramento, ser mais participativo, saber trabalhar e se relacionar em equipe, ser pontual, comprometido, autêntico, e vestir a camisa da empresa.