O ano de 2015 está chegando ao fim e, assim, as temíveis contas começam a preocupar. É natural que, com a chegada do 13º salário, a maior parte das pessoas queira comprar presentes, investir numa viagem ou, ainda, reservar esse valor para pagar as dívidas. Mas há, porém, outras formas de aplicar recursos extras, e não necessariamente apenas os conquistados com o 13º.
Isso porque, com disciplina e foco, é possível utilizar o dinheiro de forma consciente e, o melhor, gerando lucro. A partir de qualquer valor extra que apareça, seja um trabalho freelancer, ou um adicional com o qual não contava, o melhor caminho é investir! Para isso, deve-se considerar alguns fatores determinantes para o sucesso dessa empreitada: suas crenças em relação ao dinheiro.
Sobre esse assunto, o autor Gustavo Cerbasi revela de forma contundente, no livro Dinheiro – o Segredo de Quem Tem, que muitas vezes as pessoas seguem alguns padrões de comportamento herdados da família e de relacionamentos, e acreditam que enriquecer é difícil. Para ele, existe uma fórmula para a abundância financeira, composta da seguinte maneira:
E se depois desta leitura você ficou mais animado para poupar e ver seu dinheiro prosperar, veja mais algumas dicas:
- Seja disciplinado, evite compras por impulso e, sempre que possível, corte gastos supérfluos. Desta forma, com qualquer valor sobrando, já é possível aplicar na poupança.
- Converse com seu gerente bancário e procure se informar, antes de optar por um investimento. Existem boas opções, como CDB, poupança, fundo de renda fixa ou títulos públicos.
- Só aplique o dinheiro depois de definir os objetivos financeiros e estipular prazos para alcançar as metas.